sábado, 29 de agosto de 2009

Auto - Exame da Mama

O QUE É O AUTO-EXAME?

É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.
QUANDO FAZER?
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.
O QUE PROCURAR?
Diante do espelho: Deformações ou alterações no formato das mamas Abaulamentos ou retraçõesFerida ao redor do mamilo No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos
COMO EXAMINAR SUAS MAMAS?
- Diante do espelho:
Eleve e abaixe os braços.Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.
- Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.Faça o mesmo na mama esquerda.

- Deitada:
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
A T E N Ç Ã O:
Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor! Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.


Fonte: Instituto Nacional de Câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário